-
Arquitetos: K.A Studio
- Área: 330 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Boen Flooring VietNam – HTSG, Damsan, Duravit, Hafele, LYK, MaiHoang Paint, Panasonic
Descrição enviada pela equipe de projeto. O CITY OASIS é um conjunto de apartamentos redesenhado e reconstruído a partir de um edifício antigo com 27 unidades de tamanhos variados (24-45 m2). O prédio está localizado em um terreno de 330 metros quadrados, no centro da cidade de Ho Chi Minh.
Sai Gon é uma grande área urbana do Vietnã com alta densidade de população, transporte e construção, o que leva a muitos problemas, hoje em dia, sem solução, como poluição, congestionamento, falta de espaço verde, etc.
Vivendo em uma cidade populosa com uma temperatura média alta durante todo o ano, as pessoas acham difícil imaginar um lugar próximo para aproveitar seus dias de folga de curto prazo ou férias longe do calor e do ritmo acelerado da área urbana. Com o desejo de criar um espaço verde com sombras para ajudar as pessoas a desfrutarem de sua estadia sem sair da cidade, decidimos conectar as pessoas com a natureza através do nosso projeto.
Quando nos dirigimos ao local para fazer a nossa observação e avaliação, eis o que se passa: espaços e níveis manuseados de forma inadequada, quartos abafados, colunas pesadas e desnecessárias na varanda... Em vez de expandir a área de construção, tentamos manter o grande vazio no local, respeitando e conservando grande parte das plantas atuais.
As soluções que oferecemos para isso são reter as colunas e vigas estruturais, retirando todas as redundantes e abrindo espaço para a luz do dia e vegetação, aplicando ventilação aos espaços, incluindo o corredor e, finalmente, propondo que a fronteira entre o interior e o exterior seja sutil, criando jardins diferentes para cada divisão. A partir da entrada, desenhamos um curto caminho curvo que conduz ao interior, fazendo com que pareça um passeio interessante entre diversos tipos de plantas, água e luz antes de as pessoas chegarem ao átrio e se mudarem para os seus próprios quartos.
O aspecto do edifício, assim como a sua fachada, é criado a partir das curvas naturais, rodeado pela camada verde com numerosas pequenas árvores tropicais que variam de acordo com a posição. O sistema de varanda em cada andar não é o mesmo. Os vazios deste piso da varanda têm como prioridade o crescimento de árvores altas, proporcionando ao apartamento ar puro e um ambiente relaxante.
Consideramos cada cômodo como uma casa, os interiores mínimos são altamente recomendados. Para motivar a interação entre as pessoas e a natureza, utilizamos materiais ecológicos que trazem fortes emoções e materiais tradicionais feitos à mão: madeiras naturalmente regeneradas, pedras fendidas locais, concreto leve, mosaico, rattan,…
O edifício representa uma floresta tropical onde cada pessoa pode experimentar o seu próprio jardim tranquilo sem ser incomodada pelos ruídos ou poeira da zona urbana. O edifício também possui uma pequena piscina sinuosa onde as pessoas podem mergulhar na água, desfrutando de um verde tranquilo em um verão tão quente e seco.
Esperamos que este projeto possa ajudar em parte a eliminar o calor e melhorar as mudanças climáticas em uma cidade poluída e, eventualmente, formar um forte vínculo entre os humanos e a natureza. “Sentar-se à sombra em um dia bom e contemplar a vegetação é o refresco mais perfeito”, disse Jane Austen